Sobre Nós  - resenha  ( HORARIO DE FUNCIONAMENTO DE EGUNDA A SEXTA DAS 08:00 AS 12:00 E DAS 13:30 AS 17:00 HORAS)

 

A PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA NO SUL DE SANTA CATARINA.

    A SOCIEDADE DOS AMIGOS DA LOCOMOTIVA A VAPOR é uma entidades sem fins lucrativos, fundada em 1997, cujo desiderato é o resgate e a preservação da história da ferrovia no Sul de Santa Catarina, mediante a construção do MUSEU FERROVIÁRIO DE TUBARÃO  e  a  operação do TREM DA HISTÓRIA e ainda a  dotação, e conservação de monumentos à memória ferroviária existentes na região.

    Graças  a  este  trabalho,  que  se  desenvolve com grande intensidade, na atualidade,   o  material  ferroviário  existente   está   sendo   restaurado   e preservado,  mercê  da labuta de voluntários da entidade que não competem entre   si   e   sim  trabalham   em   estrita   cooperação,  do  que   resulta  a racionalização  das  ações  visando  atinge-mento  das  metas  já  descritas.           Assim  é  que  os  voluntários  pretendem a conclusão do MUSEU FERRO-VIÁRIO DE TUBARÃO  para  o  quarto trimestre do corrente ano, depen-dendo  apenas  da  obtenção  dos  recursos  para  algumas obras de pequena monta a serem feitas no citado espaço cultura,  listadas e orçadas em anexo.

     Entre  as  locomotivas,  três operam na tração do TREM DA HISTÓRIA que  tem  periodicidade  mensal  ou  dependente de demanda, trem este que conserva as características de um comboio do inicio do século XX, ou seja: locomotivas  a  vapor  e  diesel  na  tração  de   vagões  em  madeira.  Estas locomotivas  e  os  carros  de  passageiro  estão  perfeitamente  conservados e pintados com primor.  No  momento,  recupera-se  mais  uma  locomotiva modelo PACIFIC, americana.

     O  trem,  que  tem  capacidade  para  duzentos  e  cinqüenta passageiros, transporta turistas da região  e  forasteiros  de  outras regiões do estado e de outros países. Anualmente, um trem é fretado por estrangeiros provenientes dos cinco continentes, inclusive da Oceania.  O eventual lucro obtido com a venda  de  passagens  é  revertido  para  a  manutenção do próprio trem e as sobras  são  aplicadas  na  construção  do MUSEU.  O acervo do MUSEU é riquíssimo,  incluído 15 (quinze ) locomotivas  a  vapor  em modelos   de procedência  diferentes,  a  mais  antiga  construída  em  1900,   Alem disto,  estarão expostos objetos que compõem a historia da  ferrovia e outros como mobiliário, mil e  quinhentas fotografias, trezentos  documentos tais  como  relatórios, correspondência, plantas  e  projetos  de  locomotivas  e  vagões,  filmes,  vídeos, livros sobre a historia da ferrovia.

    O display do acervo leva em conta a preocupação em ser o MUSEU uma entidade  com  utilidade  pedagógica.  Por  isso,  pretende-se  preparar  uma locomotiva  a  vapor,   suspensa   dos  trilhos,  com  cortes  para  mostrar  o funcionamento de caldeira, pistões, braçagens, apito e sino.

     Pela  sua  localização,  ao longo de uma das linhas, o Museu será do tipo iterativo  ou  dinâmico  ou  seja:  os  forasteiros  que iniciam sua viagem no Trem da História, poderão visitar o acervo, operar maquinas e equipamen-tos,  assistir  audiovisuais  e  depois embarcar no trem. Um item importante no  complexo  do  MUSEU  é  a  Estação do século XIX, que foi totalmente construída,  onde  esta  mantida,  com  fidelidade,  a  arquitetura  da  época. Mobiliário  e  equipamentos  são  todos  dos primórdios da ferrovia, que foi construída  em  1884  e  operada  por  ingleses  até  1902.  Como  se  vê,  o material  histórico  ferroviário  existente  na região, esta sendo devidamente preservado. Justiça se faça, teríamos sido impotentes para alcançar as metas já   atingidas,   não     fosse    a  irrestrita  e   interessada  colaboração  que encontramos  por  parte  da  FTC – Ferrovia  Tereza Cristina, de que jamais recebemos   uma   negativa  para  as nossas necessidades tanto no aspecto MUSEU   como   no   do   TREM DA  HISTÓRIA.  A mentalidade aberta, progressista, altruísta e cooperativa que encontramos,  por  parte da Direção da  Arrendatária,  tem  sido  fundamental  para  a  consecução  dos  nossos objetivos.

Entre muitos outros benefícios, destacamos:  

1 -  Franquia  total  de suas linhas pra o nosso TREM DA HISTÓRIA, sem  restrições de dias e de horários.

2 – Franquia de suas oficinas  e instalações para  a  reconstrução  e  recupe-ração de materiais ferroviários.

3 – Franquia dos gastos com energia elétrica,  água  e luz, oxigênio e solda, jateamento e até de alguns insumos tais como óleos e graxas.

4 – Autorização para a construção,  em  anexo  a sua oficina, de um abrigo de 150m para o trem de turismo.

5 – Construção da linha férrea necessária ao abrigo.

6 – Cursos de reciclagem para maquinistas e pessoal de bordo.

7 – Material para a construção de uma linha de acesso ao Museu.

8 – Remodelação da linha que percorre a Estação de Tubarão.

9 – Patrocínio  da  edição  de  um  livro sobre a Historia da Ferrovia Tereza Cristina, ora no prelo.

        A  conservação  de  material  ferroviário  não  pressupõe  apenas a recuperação  e  manutenção  de   equipamentos   que   já   passaram   à história,  mas  sim  uma precocidade nas ações que visam preservar  os  equipamentos  em  uso  nas ferrovias, na atualidade.

Contato

Museu Ferroviário - SC/ Horario de funcionamento de segunda a sexta das 08:00 as 12:00 e 13:00 as 17:00

museuferroviariotubaraosc@hotmail.com

MUSEU FERROVIÁRIO DE TUBARÃO – SC. Av. Pedro Zapellini nº 2200 – Bairro Oficina cruzamento ferreo - Tubarão/SC. CEP: 88702-300 Fone Fax: (48) 3632 3450.

Telefone e Fax(48) 3632-3450 / 988202575 /

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